Baião viu aprovadas três candidaturas, promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) ao Programa “Condomínios de Aldeia”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujas intervenções incidirão na área envolvente aos aglomerados populacionais. As aldeias beneficiárias são: Lameirão (Gôve), 49 mil euros; Almofrela (UF Campelo e Ovil), 26 mil euros; e Calvos (UF Loivos da Ribeira e Tresouras), 47 mil euros, num investimento global a rondar os 122 mil euros.
“Uma excelente notícia, por um lado, reveladora da nossa atenção e dedicação à captação de investimento para Baião, por outro, é mais um projeto de valorização do território, alinhado com as políticas de desenvolvimento que seguimos, num quadro de outras ações locais e regionais apontadas à preservação, promoção e desenvolvimento do vasto património natural de Baião e da qualidade de vida dos baionenses”, sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.
Este Programa aponta para a alteração da ocupação do solo na envolvente aos aglomerados mais suscetíveis a grandes incêndios rurais, substituindo a ocupação florestal de elevada perigosidade por explorações mais resilientes à passagem do fogo, designadamente agrícolas, ou pastagens melhoradas, que promovam o pastoreio. Desta forma pretende-se aumentar a proteção preventiva dos aglomerados, do património edificado e das pessoas.
ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL
Os Condomínios de Aldeia, numa primeira fase intervêm nas propriedades da área envolvente, desmatando, plantando espécies mais resistentes e autóctones. Após este apoio inicial garantido através desta candidatura, os proprietários devem assegurar a manutenção dos terrenos procedendo a sua limpeza, e, são simultaneamente incentivados a promover uma ocupação ativa do solo, gerando rendimentos e consequentemente uma maior resiliência aos incêndios florestais. Esta tipologia, contém uma forte componente participativa e de envolvimento da comunidade local, em prol do desenvolvimento socioeconómico sustentável destes aglomerados populacionais.
A apresentação das candidaturas tinha já merecido a aprovação por unanimidade da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais de Baião (CMGIFR), em reunião realizada em abril de 2023, integrando o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O objetivo desta medida governamental é a criação de 800 Condomínios de Aldeia, até 2025, em todo o país.