Baião
O valor identitário do território
Pela sua posição geográfica e pelas características do relevo, Baião manteve-se uma área pouco permeável ao exterior e moderadamente alterada, mesmo quando comparada com o resto da região.
Posicionada entre o rio Douro e a serra do Marão, Baião possui uma diversidade notável ao nível dos recursos naturais e dos elementos históricos e culturais humanos. O relativo isolamento que a tem marcado ao longo dos séculos, e ainda hoje, tem contribuído para preservar o nosso património e modos de vida, numa harmonia entre as formas físicas e humanas, entre o material e o imaterial ou entre o passado e o futuro, eixos que norteiam a personalidade do território.
Entre encostas íngremes, uma vasta floresta que cobre 70% do território e uma antiga tradição agrícola, encontram-se preciosos testemunhos de uma presença humana milenar, em que camadas civilizacionais se sobrepõem da pré-história à atualidade, com marcas de quase todos os períodos históricos e tantas convulsões culturais, legados de uma identidade própria.
O desenvolvimento sustentável do turismo está ancorado nos recursos físicos e humanos singulares do nosso território.
Baião
Atrações Principais
- Rio Douro
- Igreja de Tresouras
- Rio Ovil
- Fundação Eça de Queiroz
- Rio Teixeira
- Museu Rural e Etnográfico
- Gastronomia e Feiras de Vinhos
- Mosteiro de Ancede
- Complexo Megalítico da Aboboreira
- Ponto Românica de Esmoriz
- Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho (barroco)
- Museu Municipal
- Floresta de carvalho autóctone de Reixela
- Igreja de Valadares (medieval, românico)
- Centro Hípico de Baião
- Juventude e Desporto (Casa de Chavães)
Parques
-
Serra da Aboboreira //
Área Protegida da Aboboreira (em classificação) -
Serra do Marão //
Serra do Marão (projeto Geoparque) -
Castelo de Matos //
Serra de Matos
A lista detalhada das principais atrações mostra a diversidade do património local que pode ser explorado e vivenciado em Baião. Mais informações e detalhes podem ser consultados na nossa plataforma online de guias turísticos: visitbaiao.pt.