Procurar
Close this search box.

Baião acolheu IV Conferência de Ambiente e Sustentabilidade dedicada à Paz e ao Desenvolvimento

O Auditório Municipal de Baião recebeu, no passado dia 17 de junho, a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, dedicada ao tema “Paz, Planeta e Desenvolvimento Sustentável“, um encontro que promoveu a reflexão e o debate em torno de alguns dos desafios mais prementes da atualidade.

O evento contou com a presença de personalidades de relevo da vida pública portuguesa. Augusto Santos Silva abriu os trabalhos e Paulo Portas encerrou a sessão, num encontro marcado pela partilha de ideias sobre os desafios que se colocam à Humanidade, com particular enfoque nas questões ambientais, sociais e geopolíticas.

O painel de debate, sob o mote Crise Climática; Ameaça à Paz; Democracia e Desenvolvimento Sustentável, foi moderado por Inês Cardoso, diretora-geral editorial do Jornal de Notícias, e reuniu o major-general, Filipe Arnaut Moreira, Helena Carreiras, vice-reitora do ISCTE e ex-ministra da Defesa, e Luís Amado, economista e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Participou ainda na moderação do encontro Paula Nunes da Silva, coordenadora do projeto “Criar Bosques” da QUERCUS – Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), e apresentadora do programa Planeta Verde, do Porto Canal.

As intervenções versaram, essencialmente, sobre o novo contexto mundial, as ameaças globais, as causas e consequências dos conflitos armados e, sobretudo, os grandes desafios que se colocam em diversos domínios.

Na sessão de boas-vindas, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, começou por agradecer a presença de todos e destacou a importância do tema da conferência, sublinhando a necessidade de unir esforços, enfrentar barreiras e congregar vontades, em prol de um futuro mais sustentável. “Unir, Paz, Planeta e Pessoas na mesma causa, nunca como hoje foi tão necessário”, afirmou o autarca, reforçando a pertinência do encontro.

“SEM PAZ, NÃO HÁ JUSTIÇA, NÃO HÁ COESÃO”

Paulo Pereira deu ainda nota das opções políticas que o Município de Baião tem seguido, no âmbito da sua Estratégia Global, para afirmar o concelho como um “território comprometido com a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma abordagem integrada que conjuga desenvolvimento humano, económico e proteção ambiental”, destacou.

O edil alertou para os perigos que se intensificam no atual cenário internacional e deu especial relevo ao 16.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – recordando que, “sem paz não há justiça, não há coesão”.

Sublinhando o papel fundamental do Poder Local na construção da Paz, o Presidente da Câmara realçou o contributo das comunidades e da sociedade civil neste processo, apontando, nesse sentido, “as autarquias, as aldeias, as escolas, a casa de cada um, a forma como nos relacionamos e cuidamos uns dos outros”, frisou.

Neste contexto, Paulo Pereira aludiu às políticas seguidas em Baião, que assentam na “proximidade, justiça social e presença onde ela mais é necessária”, garantindo que o mundo também muda com exemplos. “E Baião quer continuar a ser um deles”, concluiu.

No mesmo dia, à margem da Conferência, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, o Município recebeu a certificação “Ouro” como Destino Turístico Sustentável, atribuída pela entidade internacional EarthCheck e validada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

Baião tornou-se, assim, o primeiro município português a alcançar este nível de reconhecimento, que reflete o seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis e com a preservação ambiental.

Veja na integra a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade: https://youtu.be/3sDLAWyNIjo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias