Procurar
Close this search box.

Baião conquista certificação “Ouro” como Destino Turístico Sustentável

O Município de Baião alcançou um importante marco ao obter a certificação “Ouro” como Destino Turístico Sustentável, atribuída pela EarthCheck e internacionalmente reconhecida e validada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC). A entrega oficial da distinção teve lugar numa cerimónia realizada no dia 17 de junho, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, à margem da IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, que decorreu no Auditório Municipal.

O Presidente da Câmara confessou a sua emoção e orgulho pela conquista do prémio: “que não é meu, mas de uma equipa, a ‘Green Team’, e de todos os que tornaram possível chegar até aqui. Uma palavra também aos baionenses que continuam a apoiar este nosso percurso e esta nossa estratégia apontada ao desenvolvimento do concelho, de forma consciente, estruturada e assente nos valores e princípios com que nos comprometemos e cumprimos, conduzindo Baião a um futuro sempre melhor”, assegurou Paulo Pereira.

MÉRITO TAMBÉM DOS OPERADORES TURÍSTICOS

Recordando o início de todo o processo, em 2018, assumindo-se “um privilegiado” pela confiança depositada pelos baionenses, sublinhou o processo de crescimento turístico do concelho, “cujo mérito é partilhado pelos operadores turísticos pelas entidades concelhias e pela população”. Deixou ainda o desafio na consciência de que “temos ainda muito para evoluir, e para isso, naturalmente, contamos com todos”, frisou o edil.

“BAIÃO É UMA INSPIRAÇÃO”

Também o auditor da EarthCheck, Daniel Frey, que fez a entrega do certificado, explicou que Baião é para si: “uma inspiração”, um lugar que, a princípio desconhecia, e que hoje está no meu coração”, revelou.

Baião torna-se, assim, o primeiro município português a alcançar este nível de reconhecimento, que reflete o seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis e a preservação ambiental.

No quadro de um processo iniciado em 2018, desde 2019, Baião tem vindo a afirmar-se como pioneiro na sustentabilidade turística em Portugal, tendo recebido inicialmente a certificação “Bronze”, evoluindo para o nível “Prata” em 2021. A obtenção do nível “Ouro” implicou quatro anos consecutivos de melhoria contínua e de conformidade com exigentes critérios ambientais, sociais, culturais e económicos definidos pela EarthCheck.

Em Portugal, Baião e a região autónoma dos Açores são os únicos territórios que, até agora, alcançaram a certificação Ouro. Um reconhecimento que é partilhado a nível mundial com um número reduzido de cidades e instituições em países como a Austrália, México e Islândia.

AUDITORIAS ANUAIS

O processo de certificação envolveu auditorias anuais que avaliam indicadores como consumo energético, gestão de resíduos, qualidade da água, emissões de gases de efeito de estufa, áreas verdes, mas também indicadores associados à segurança, à economia e à cultura, bem como ações de envolvimento da comunidade local.

Estas auditorias garantiram que Baião alcançasse patamares de certificação cada vez mais elevados, demonstrando o empenho e a dedicação do Município à sustentabilidade.

A conquista do selo “Ouro” EarthCheck reforça o compromisso do município em promover um desenvolvimento sustentável e equilibrado, que salvaguarde os interesses da comunidade local, bem como das gerações futuras.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias