Procurar
Close this search box.

Baião distinguido com o Prémio Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques

O Município de Baião foi distinguido com o Prémio Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, atribuído pela Fundação AIP, na categoria “Espaço Urbano”, pelo projeto “Valorização e Reabilitação do Rio Ovil”.

A entrega do prémio decorreu no passado dia 3 de junho, no âmbito do Portugal Smart Cities Summit, realizado na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Este projeto vencedor tem como objetivo a reabilitação das margens do Rio Ovil, recorrendo a técnicas de engenharia natural, e o reforço da ligação entre a comunidade e o rio, através da promoção da educação ambiental, da sensibilização da população e da valorização dos recursos hídricos. Neste sentido, estão a ser criados corredores ecológicos que permitem a fruição das margens do rio, a contemplação da paisagem e o contacto com a diversidade de espécies autóctones de fauna e flora.

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL EQUILIBRADO E INTELIGENTE

Até ao momento, o Município de Baião concluiu a intervenção em dois troços do rio, correspondendo a aproximadamente 4,5 quilómetros de extensão. O objetivo final consiste em estender estas ações a todo o curso do Rio Ovil.

Esta distinção representa o reconhecimento do esforço do Município de Baião na promoção da sustentabilidade ambiental e na valorização dos recursos naturais, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento territorial equilibrado e inteligente.

O prémio António Almeida Henriques, criado em homenagem do antigo autarca de Viseu, tem o objetivo de reconhecer e valorizar projetos que contribuem ativamente para a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis, inclusivas e conectadas.

 Este ano estiveram a concurso as categorias de Neutralidade Carbónica; Mobilidade; Espaço Público; Inclusão Social; Transformação Digital; e Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias