Hoje, dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares.
Uma data decretada em 2020 pela ONU, para alertar para o impacto deste problema e a urgência em termos de sustentabilidade, que se reflete na sua inclusão nos desígnios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 12.3), com a meta de reduzir em pelo menos 50% o desperdício alimentar até 2030 no retalho e no consumidor, bem como as perdas alimentares ao longo de toda a cadeia agroalimentar.
Esta pretensão é acompanhada pela União Europeia, que incluiu no pacote “Economia Circular” e na Estratégia do Prado ao Prato a redução das perdas e desperdício alimentares.
Estima-se que anualmente são desperdiçados 89 milhões de toneladas de alimentos a nível mundial, correspondendo a cerca de 20% dos alimentos produzidos, ou que representa cerca de 179kg per capita.
Dicas de combate ao desperdício alimentar:
– Antes de ir às compras, planeie as suas refeições e os produtos que vai comprar;
– Evite fazer compras quando estiver com fome ou com pressa;
– Congele excedentes de comida pronta;
– No restaurante, leve para casa o que sobrar da dose pedida;
– Organize a dispensa e frigorifico, por data de validade;
– Se tiver uma pequena produção de frutas e legumes, ofereça os produtos que sobram; – Se tiver um quintal ou jardim, experimente fazer a compostagem doméstica.