Hoje celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, uma data que nos convida a refletir sobre o papel de cada um na preservação do planeta.
Instituído pela ONU, este dia relembra a urgência de proteger os ecossistemas, combater as alterações climáticas e promover um futuro mais verde e justo para todos.
Este ano é marcado por uma mobilização global contra a poluição plástica, um passo essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com o lema, Beat Plastic Pollution (#BeatPlasticPollution), a campanha procura inspirar indivíduos, organizações, indústrias e governos a adotar práticas sustentáveis, promovendo mudanças sistémicas no combate à poluição.
É um apelo global à ação e Baião responde com compromisso e determinação.
Com cerca de 70% do território coberto por ecossistemas naturais, Baião destaca-se pelo equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental, promovendo políticas sustentáveis que valorizam o património natural, o turismo sustentável e práticas ecológicas.
Como forma de assinalar esta efeméride, estará patente no Auditório Municipal, até ao dia 17 de junho, data em que se realiza a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, a Exposição Itinerante do Festival Internacional de Imagem de Natureza 2024.
O Município de Baião vai ainda realizar uma ação de formação sobre boas práticas ambientais em contexto laboral, dirigida aos funcionários municipais.
Em Baião, o Ambiente não é apenas um recurso — é identidade, é futuro, é compromisso.