Procurar
Close this search box.

Itália acolheu o segundo encontro técnico no âmbito do projeto PAISACTIVO

O Município de Baião participou no segundo encontro técnico, no âmbito do projeto transfronteiriço PAISACTIVO, realizado no dia 5 de abril, em Ostana, cidade alpina localizada a uma hora e meia de Turim, noroeste de Itália.

Neste encontro, a equipa verificou no terreno o processo de regeneração iniciado há cerca de 40 anos e o seu potencial de transferibilidade para os dois projetos piloto nas aldeias de Infesta (Galiza) e Almofrela (Baião).

Ostana é uma pequena cidade localizada nos Alpes Ocidentais, na região do Piemonte, 1.300 metros acima do nível do mar. No século passado, sofreu um forte processo de despovoamento, passando de 1.200 habitantes em 1921, para 5 em 1985. No sentido de inverter a situação, com base na motivação de uma administração local visionária e da cooperação público-privada, foi ativado um processo inovador de repovoamento, fazendo com que, hoje, Ostana tenha 80 habitantes durante todo o ano e cerca de 500 turistas durante o verão.

A sua premissa é considerar a montanha não apenas como um local de lazer, mas também como um local para viver. Inicialmente, esta visão baseava-se em três fatores principais: o ambiente natural, a arquitetura alpina e o património cultural. Mais tarde, na década de 2000, a iniciativa tornou-se mais complexa e holística, abrindo-se à criação de novas redes, atraindo mais pessoas e atividades económicas, culturais e educativas.

Ostana foi ainda a primeira cidade italiana incluída na rede Smart Rural Areas 21 em 2021.

Também no quadro do projeto PAISACTIVO, em meados de março, os parceiros realizaram a primeira visita a Kuartango, em Álava (País Basco), uma experiência nacional de gestão ativa do espaço rural.

Neste segundo encontro, em Itália, o município de Baião esteve representado pela técnica Dora Pinto. Marcaram também presença representantes das restantes entidades parceiras do projeto: Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM-TS; Universidade do Porto; AGADER – Agência Galega de Desenvolvimento Rural; Universidade de Santiago de Compostela e Fundação Juana de Vega.

#PAISACTIVO

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias