Procurar
Close this search box.

Município de Baião reforça frota com nova viatura elétrica para gestão de resíduos

O Município de Baião adquiriu recentemente uma viatura ligeira de mercadorias elétrica, equipada com grua e caixa de carga, para reforçar a capacidade de intervenção da subunidade de gestão de resíduos.

Este novo veículo irá apoiar os serviços de recolha porta-a-porta, com especial incidência na recolha de resíduos verdes, monstros domésticos e resíduos de construção e demolição.

A aquisição foi financiada pelo Fundo Ambiental e insere-se na estratégia municipal de promoção da sustentabilidade e da eficiência energética, contribuindo para a redução das emissões poluentes e para uma gestão mais eficaz dos resíduos urbanos.

Com este investimento, o Município reforça a sua aposta em práticas ambientalmente responsáveis e na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população.

Henrique Ribeiro, vereador do Ambiente, destacou que “o reforço da frota otimiza os serviços de recolha, com ganhos evidentes em termos de operacionalidade, segurança e qualidade ambiental.”

A aquisição deste veículo surge também como parte de um plano de renovação gradual da frota municipal, substituindo veículos mais antigos que já apresentam sinais de desgaste, garantindo assim a continuidade e qualidade dos serviços.

Está ainda prevista a entrega de duas viaturas elétricas novas para a semana de 10 a 14 de novembro, dois Citroen e-C3, no âmbito da renovação de frota que foi levada a cabo durante este mandato.

Estas três viaturas juntam-se assim às que foram adquiridas entre 2021 e 2025, contribuindo para a atualização da frota com veículos mais modernos e amigos do ambiente:

Em 2021 foram adquiridos um Opel Mokka, um Hyundai – kauai, um Toyota verso e um camião Volvo.

No ano seguinte a autarquia adquiriu três Toyota verso, dois Dacia Spring, um Reboque para trator, uma Retroescavadora, uma Mini escavadora Case e uma Pick-up 4×4 cabine dupla.

Em 2023 foram adquiridas duas Opel Vivaro e em 2024, três Renault Trafic, uma carrinha caixa cabine dupla Iveco e um camião Volvo.

Em 2025, para além dos veículos referidos no texto acima, foi adquirido um empilhador elétrico.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias