Procurar
Close this search box.

Nova Zona de Lazer Fluvial de Loivos da Ribeira é sonho realizado

O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, e o presidente da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, António José Fonseca, juntamente com o seu Executivo, inauguraram, no dia 19 de julho, a nova Zona de Lazer Fluvial de Loivos da Ribeira.

Este espaço bucólico, nas margens do Rio Teixeira, foi totalmente requalificado, numa intervenção que visou a conceção de um espaço versátil, proporcionando um contacto privilegiado com a natureza em estado puro.

A nova zona de lazer, uma empreitada da Câmara Municipal, inclui a criação de acessos, um parque de merendas, um parque infantil, um parque de manutenção física e um edifício de apoio com bar e instalações sanitárias.

Além disso, foram construídos muros para estabilizar a plataforma, reforçados os muros já existentes e criados percursos pedonais, entre outras funcionalidades.

Este novo equipamento da freguesia de Loivos da Ribeira foi concebido para facilitar o contacto entre as crianças e os seus acompanhantes, oferecendo uma variedade de atividades para todas as idades e estabelecendo-se como um ponto de encontro e convívio intergeracional.

PROJETO EVOLUTIVO DE ENGENHARIA NATURAL

Foram empregues técnicas de engenharia natural, que compreendem um conjunto de práticas de baixo impacto ambiental e que utilizam a flora, preferencialmente autóctone, como elemento do processo construtivo, geralmente em conjunto com outros materiais, como pedra, madeira ou palha, entre outros que, de forma orgânica, contribuem para mitigar a erosão, estabilizar os solos, taludes e margens fluviais, bem como o restauro ecológico e requalificação paisagística.

MAIS UM SONHO REALIZADO EM LOIVOS DA RIBEIRA

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu que apesar de “não ter o hábito de fazer inaugurações, há algumas obras que pelo seu simbolismo, o merecem. E esta é uma delas, que tal como as acessibilidades à Senhora da Lapinha ou ao lugar da Aldeia, aqui em Loivos da Ribeira, também se pode inscrever no meu ‘livrinho de obras impossíveis’, como fui ouvindo ao longo do tempo.”

Depois de agradecer aos elementos que compõem o Executivo de Loivos da Ribeira e Tresouras, bem como aos colaboradores do município que tiveram intervenção nesta obra, felicitou o projetista e o empreiteiro e terminou com um repto aos locais:

“O mais difícil já foi feito, foi criar esta Zona de Lazer. Agora, preservem-na como se fosse a vossa casa, pois, isto é vosso, é de todos nós!”

António José Fonseca, presidente da União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras era um homem feliz “por ver mais um sonho realizado” e manifestou o desejo de ter uma “freguesia viva e de espírito positivo, sendo que para isso acontecer, temos de dar condições às pessoas para que se mantenham cá e atrair visitantes que deixem cá receita”, dando mesmo o exemplo do polidesportivo, recentemente inaugurado, que possui “uma dinâmica diária”.

O autarca, terminou a sua intervenção, agradecendo aos colaboradores da junta de freguesia, aos proprietários pela cedência dos terrenos, ao projetista e a Armando Pinho, adjunto do presidente da Câmara “pelo apoio e acompanhamento constante aos presidentes de junta”, bem como ao presidente Paulo Pereira que “desde os tempos de vereador muito tem ajudado esta freguesia.”

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias