O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebra-se todos os anos no dia 26 de janeiro e tem como foco principal fomentar uma maior consciencialização sobre a proteção do meio ambiente, alertando para a necessidade de existirem princípios comuns que proporcionem à sociedade uma inspiração e um caminho para preservar e melhorar o nosso ambiente, em prol das gerações presentes e futuras, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.
Nesse sentido, o pelouro do Ambiente desenvolveu uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar, com o objetivo de estimular hábitos de reciclagem principalmente junto dos mais novos.
Esta iniciativa conta também com a colaboração do pelouro da Educação, uma vez que se integra no Projeto Educativo Concelhio, tal como se enquadra na estratégia de posicionamento de Baião no que concerne à adoção de políticas relacionadas com a sustentabilidade e a proteção ambiental.
A distribuição de “Ecobags” (sacos para separação de resíduos) está a ser feita nos três agrupamentos de escolas do concelho, tal como nos Jardins de Infância da rede solidária.
As crianças e a comunidade escolar em geral foram sensibilizadas para a importância da reciclagem, assim como foram apresentadas as diferentes vertentes relacionadas com a proteção ambiental, nomeadamente a recolha de monstros domésticos e materiais de construção, dois serviços gratuitos de recolha porta-a-porta proporcionados pela Câmara Municipal de Baião.
Foi também referida a importância da separação das pilhas e do óleo alimentar usado, tendo a comunidade escolar sido sensibilizada a utilizar os “oleões” e “pilhões” disponibilizados em todas as freguesias.
Na escola, os “Ecobags” facilitam a separação dos resíduos até aos ecopontos situados junto ao estabelecimento de ensino, assim como simplificam o transporte desde a habitação até ao ecoponto. Cada conjunto é composto por três sacos para diferentes tipos de resíduos: um saco para o vidro (de cor verde), outro saco para o papel e cartão (azul) e um terceiro para o plástico e metal (amarelo).
Durante a ação de sensibilização, foram ainda dados alguns exemplos de materiais que podem ser produzidos através dos resíduos depois de reciclados.
No agrupamento de escolas Vale de Ovil, os alunos do grupo do Eco-escolas colaboraram na entrega dos Ecobag’s e apresentaram um texto que elaboraram no âmbito do projeto.
Henrique Gaspar Ribeiro, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, esteve presente e referiu que “esta ação de sensibilização visa, acima de tudo, sensibilizar os mais novos de que é muito importante reciclar tudo e em todo o lado.
No âmbito do processo de certificação de Baião como destino turístico sustentável, um dos indicadores mais baixos é exatamente a separação dos resíduos e temos vindo a trabalhar para que o número de pessoas que fazem a reciclagem possa aumentar, não só por uma questão de sustentabilidade e proteção do ambiente, mas também porque quanto mais gente reciclar, mais baixa será a tarifa do serviço de gestão de resíduos.
Assim sendo, achamos que é muito importante desenvolver este tipo de ações de sensibilização junto dos mais novos para que comecem desde cedo a separar os resíduos e para que possam também eles ser agentes de consciencialização junto dos seus familiares”.
ECOBAGS TAMBÉM ESTÃO DISPONÍVEIS NAS JUNTAS DE FREGUESIA
A ação de sensibilização lançada no verão de 2022, na qual a Câmara Municipal de Baião e as Juntas de Freguesia do concelho colaboram na disponibilização de conjuntos de “Ecobags” que podem ser recolhidos pelos munícipes, ainda está a decorrer.
Contacte a sua junta de freguesia para levantar o seu conjunto.
Estes sacos foram disponibilizados pela entidade responsável pelo sistema de Recolha de Resíduos Resinorte ao pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Baião.
Sendo Baião o primeiro concelho português a ser reconhecido como Destino Turístico Sustentável, é muito importante não esquecer que podemos e devemos fazer sempre mais e melhor.
– Faça o levantamento dos “Ecobags” na sua Junta de Freguesia!
– Separe os resíduos e deposite-os no Ecoponto!
– Contribua para tornar Baião um Concelho ainda Mais Verde e Sustentável!
#VerdeeonovoDestino
#GreenisthenewDestination