Procurar
Close this search box.

Projeto transfronteiriço PAISACTIVO

No âmbito do projeto transfronteiriço PAISACTIVO, técnicos da Câmara Municipal de Baião estão a participar numa reunião técnica, realizada em Riós, Espanha.

Este projeto, focado na gestão sustentável do território e prevenção de incêndios, incluirá dois projetos-piloto, um em Almofrela, Baião, e outro em Infesta, na Galiza.

O encontro, realizado sob o lema “queremos terras produtivas, não abandonadas”, tem como destaque a explicação e discussão da Lei 11/2021 – “Recuperação de Terras Agrícolas da Galiza e do Programa de Transformação da Paisagem em Portugal, e suas ferramentas”.

Riós é um município fronteiriço, localizado na província de Ourense, na região autónoma da Galiza, com uma área de 114,44 km² e cerca de 1500 habitantes, o que resulta numa baixa densidade populacional num território predominantemente rural e florestal.

Esta lei visa recuperar as terras agrícolas da Galiza para fins agrícolas, pecuários e florestais, incentivando os proprietários a utilizarem os terrenos através de apoios que promovem práticas agrícolas sustentáveis e gestão florestal ativa.

O PAISACTIVO, é um projeto de valorização do território, que vai ao encontro das políticas de desenvolvimento seguidas em Baião e enquadra-se num conjunto de ações locais e regionais que visam a preservação, promoção e desenvolvimento do seu vasto património natural.

Para a aldeia de Almofrela, na União de Freguesias de Campelo e Ovil, está previsto um investimento a rondar os 250 mil euros, que tem como foco principal a sua preservação e dinamização, implementando ações destinadas à resiliência face aos incêndios florestais, além de intervenções infraestruturais no sentido da sua requalificação e embelezamento, promovendo o reforço do sentimento de pertença por parte da comunidade local.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias