A Câmara Municipal de Baião vai apresentar, no dia 3 de abril, pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Plano Municipal de Ação Climática de Baião (PMAC).
Trata-se de um documento estratégico previsto na Lei de Bases do Clima, que visa dar resposta aos desafios decorrentes das alterações climáticas.
Focando-se na adaptação ao clima atual e futuro e na mitigação das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), está dividido em três eixos estratégicos e engloba medidas de mitigação, medidas de adaptação e medidas de operacionalização, capacitação e sensibilização.
Os seus objetivos passam por aumentar a capacidade de adaptação, tornando o concelho mais resiliente; reforçar a componente da mitigação tornando o concelho mais eficiente; identificar as medidas e ações de adaptação e mitigação a concretizar ao nível municipal e partilhar e disseminar a informação formando uma comunidade mais sensível e consciente para esta temática de alterações climáticas.
Com a visão preconizada, o município assume os compromissos nacionais plasmados na Lei de Bases do Clima, dando o seu contributo a nível local para a sua concretização, ou seja, a redução das emissões em, pelo menos, 55% até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Este plano traduz mais um passo no caminho da sustentabilidade e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a certificação de Baião como Destino Sustentável.
Período de consulta pública aberto até 14 de abril
Neste momento, decorre o período de consulta pública, que termina no dia 14 de abril de 2024.
Se tem uma sugestão, ideia de projeto ou iniciativa, partilhe connosco e faça parte deste processo.
Envie os seus contributos para o email geral@cm-baiao.pt
Contribua para o bem de todos.
A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos e a participação da comunidade é essencial para o sucesso deste plano.
Junte-se a nós nesta caminhada em direção a um futuro mais verde e sustentável.
Saiba mais informações sobre o PMAC aqui: