A Câmara Municipal de Baião lançou uma campanha de sensibilização apelando aos Munícipes para não depositarem material reciclável como cartão, vidro ou plástico nos contentores de lixo indiferenciado.
Alertar para a importância da adoção de comportamentos individuais mais sustentáveis é o objetivo desta iniciativa que apela à necessidade de cada um de nós reciclar mais e melhor.
A informação foi colocada em 120 contentores de lixo indiferenciado que se encontram perto dos ecopontos, em todas as freguesias.
A iniciativa será no futuro alargada a outros contentores de lixo existentes no concelho.
O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Gaspar, relembrou que “esta medida um complemento a outras ações que estão em curso na preservação do ambiente, seguindo a estratégia do Município para um território cada vez mais sustentável ambientalmente. Em 2021 reforçamos o número de Ecopontos no concelho e distribuímos sacos de reciclagem à população para estimular cada vez mais a esta prática”.
“É importante que as famílias baionenses continuem a reciclar. Em 2021 foram colocados para reciclagem 666 toneladas de resíduos em Baião, um crescimento de 6,1 por cento em relação a 2020, mas ainda há que progredir e aumentar estas taxas”, observa o vereador do Ambiente.
OUTROS SERVIÇOS
O Município de Baião tem à disposição dos seus munícipes um serviço gratuito de recolha de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s) provenientes de pequenas reparações domésticas.
Os serviços da autarquia, também recolhem “monstros domésticos”, serviço também ele gratuito, já existente há alguns anos, e qualquer cidadão pode usufruir dele.