No dia 21 de março, a Câmara Municipal de Baião distribuiu árvores pelos Jardins de Infância da rede pública como forma de assinalar o Dia Internacional das Florestas.
Num clima de muita diversão e curiosidade, as crianças do pré-escolar plantaram as árvores e despertaram as suas pequenas consciências para a preservação da natureza e a importância da reflorestação, não só devido à manutenção dos ecossistemas como para a preservação de incêndios rurais.
No dia 28 de março, foi a vez dos alunos do 7.º ano dos três agrupamentos do concelho, participarem numa série de atividade alusivas ao Dia Internacional das Florestas designada “As Florestas, um Presente para o Futuro”.
A atividade envolveu 155 alunos, bem como professores e pessoal não docente.
Em Almofrela, assistiram a workshops proporcionados pelas Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere e plantaram 120 árvores.
No Centro Hípico disputaram diversos jogos tradicionais e desenvolveram atividades de pintura, para além de visitaram as instalações e interagiram com os animais.
Houve ainda oportunidade de se divertirem com atividades radicais como o slide, rappel, escalada e arborismo.
REFLORESTAÇÃO É PRIORIDADE DO EXECUTIVO
A reflorestação insere-se numa estratégia mais ampla do executivo liderado por Paulo Pereira, através da proteção das árvores existentes, da realização de adensamento, com a plantação de espécies autóctones, assim como do melhoramento e alargamento da rede de caminhos florestais, um aspeto fulcral à gestão e ordenamento florestal e, consequentemente, para a prevenção e combate a incêndios.
Esta é uma das medidas que consta dos compromissos eleitorais e que contribuirá para um território mais resiliente e ordenado, integrando igualmente a estratégia que o município mais verdade do distrito do Porto – 68 por cento do território de Baião é composto por áreas verdes e floresta – desenhou no âmbito da sua certificação como Destino Turístico Sustentável.