Realizou-se, nos dias 14 e 15 de março, na região de Kuartango, País Basco, o primeiro encontro técnico para partilha de ideias e análise de casos de sucesso, no âmbito do PAISACTIVO – projeto europeu direcionado para a área de gestão sustentável do território e redução do risco de incêndios, que teve o seu lançamento no dia 15 de dezembro, em Infesta – Monterrei – Verin – Galiza.
Deste primeiro encontro técnico destaca-se a visita e reunião no Kuartango Lab, um centro de empreendimento e inovação, que promove a coesão territorial e intergeracional. Este centro, localizado num edifício que até ao final do século XX funcionou como estância termal, iniciou a sua operação em 2021, disponibilizando um espaço de trabalho e salas de reuniões para as empresas locais, zonas de coworking e teatro, estando em construção uma área de coliving. Esta visita foi conduzida por Iván del Caz de Diego, sócio fundador da BIKO – Cooperativa para o Bem Comum, que gere e dinamiza o espaço, bem como pela alcaldesa de Kuartango, Miren Meabe.
Foi ainda realizada uma visita às salinas de Añana, na parte ocidental da região de Álava, gerida pela Fundação Valle Salado de Añana. Trata-se de um espaço, com mais de 7000 anos de história e funcionamento ininterrupto, um dos locais mais antigos de produção de sal, classificado como património da humanidade pela UNESCO. Graças à Fundação que gere a sua recuperação, tornou-se um motor de revitalização económica do território através das diversas ações realizadas: produção de sal, turismo, gastronomia, trabalhos de recuperação e investigação, bem como atividades pedagógicas.
Envolvendo um investimento global de 1,5 milhões de euros, cofinanciado pelo POCTEC – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, o projeto prevê para a Aldeia de Almofrela, na União de Freguesias de Campelo e Ovil, um investimento a rondar os 250 mil euros.
No encontro, o Município de Baião esteve representado pelos técnicos, João Paulo Borges, do Gabinete de Projetos Comunitários, e Dora Pinto, da Green Team, marcando também presença representantes das restantes entidades parceiras do projeto: Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM-TS; Universidade do Porto; AGADER – Agência Galega de Desenvolvimento Rural; Universidade de Santiago de Compostela e Fundação Juana de Vega.
No seguimento desta visita, está já agendado novo encontro em Ostana, Itália, para o dia 5 de abril. No dia 24 de abril será a vez da aldeia de Infesta, na Galiza, receber a equipa do projeto. Baião receberá os parceiros nos dias 2 e 3 de maio, para uma visita a Almofrela, aldeia modelo incluída na iniciativa, que prevê a sua preservação e dinamização. O Albergue de Almofrela irá assumir, também, o papel de Centro Interpretativo da Aldeia.
#PAISACTIVO