A consciência ambiental é uma realidade progressivamente mais presente no nosso quotidiano e a sustentabilidade dos territórios é um fator cada vez mais decisivo na escolha dos destinos por parte dos turistas, conscientes dos impactos ambientais, económicos e sociais que a sua presença pode provocar nos locais que visitam.
Sendo o turismo um dos setores mais importantes da economia, a Câmara Municipal de Baião encetou um ambicioso processo de certificação do nosso território como destino turístico responsável e inteligente, que procura equilibrar o desenvolvimento da atividade turística sem descurar a salvaguarda dos recursos naturais e o bem-estar das populações locais.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira “esta certificação enquadra-se dentro da estratégia de valorização e promoção do nosso território, tornando-o mais atrativo, diferenciando-o positivamente, contribuindo para a dinamização económica concelhia e estimulando o desenvolvimento económico e social, tendo sempre presentes as noções de sustentabilidade e de promoção do meio ambiente”.
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
A entidade responsável pela certificação é a Organização Não Governamental australiana, EarthCheck, líder mundial em avaliação comparativa científica e certificação turística, numa perspetiva de que o que é benéfico para o planeta também é bom para as pessoas e para a economia.
Ajuda os destinos a avaliar e monitorizar o seu impacto ambiental e social, ao mesmo tempo que permite que a sustentabilidade seja promovida como um ativo de mercado. As rigorosas normas que utiliza, são reconhecidas pelo Global Sustainable Tourism Council, organização de âmbito mundial, criada com o apoio de várias entidades ligadas ao turismo e ambiente e vários organismos das Nações Unidas.
O programa avalia uma série de indicadores ambientais, como consumos energéticos, qualidade e racionalização dos consumos de água, reciclagem de resíduos, emissões químicas e ambiência de segurança do destino, compromisso com a comunidade, entre outros. Estes são posteriormente comparados com a média global de destinos e cruzados com aqueles que têm as melhores práticas a nível mundial.
Em 2019, o Município de Baião foi distinguido com o selo “Bronze” relativo ao estatuto “Benchmarked”.
Esta semana decorreu em Baião uma nova auditoria. O objetivo desta fase será alcançar a distinção “Prata”, após verificação e correção de eventuais “não conformidades” detetadas.
Em Portugal, apenas o arquipélago dos Açores recebeu esta distinção e em todo o mundo, são em número reduzido as regiões certificadas como destino turístico sustentável.
A certificação de destino turístico sustentável é um processo que implica uma melhoria contínua, por isso os destinos que pretendam abraçar este compromisso terão que ser alvo de auditorias anuais, por forma a avaliar a evolução do seu desempenho em todos os critérios definidos.
O município está, ainda, a desenvolver uma página de internet dedicada ao processo de certificação, acessível em https://baiaosustentavel.pt, onde poderá obter informação sobre recursos turísticos do concelho, visão e política adotadas no âmbito da sustentabilidade, descrição do processo de certificação, comunicação de iniciativas e eventos relacionados com as mesmas temáticas e um espaço dedicado à participação pública.