O Município de Baião entregou, no dia 5 de julho, às corporações de Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, novos equipamentos para a eliminação de ninhos de Vespa velutina.
Este novo método de intervenção é seletivo e localizado. Consiste na injeção de uma solução composta por um atrativo para vespas – com feromona de agregação, de forma a entrar no seu sistema alimentar – de inseticida e de biocida que eliminam as vespas envolvidas na atividade do ninho e, assim, garante resultados mais eficazes.
As grandes vantagens destes novos sistemas são permitir a eliminação de ninhos a qualquer hora do dia e com qualquer tipo de condições meteorológicas, dispensando o recurso ao uso do fogo e meios de prevenção de incêndios, durante o processo de queima, usado anteriormente e que só podia ocorrer no período noturno.
Depois de intervencionado, as corporações vão sinalizar o ninho com uma placa identificativa, no entanto, o ninho poderá permanecer no local, começando a degradar-se ao fim de um mês, sensivelmente.
Na entrega deste equipamento, o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, destacou que “este novo método de combate é amigo do ambiente, uma vez que funciona sem químicos prejudiciais aos ecossistemas e que são homologados pelas entidades oficiais.
É um processo mais simples, rápido, eficaz e seguro com impacto ambiental residual ou inexistente”.