O Dia Mundial do Solo, comemoração estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra-se, todos os anos, a 5 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para as principais ameaças ao solo e sobre os vitais benefícios que ele nos fornece, alertando para a importância de um solo saudável, bem como para a defesa de uma gestão sustentável dos seus recursos.
Os alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico dos agrupamentos de escola do concelho, receberam 150 plantas aromáticas e celebraram esta efeméride através da plantação destes espécimes na horta de cada uma das escolas.
A temática escolhida para o ano de 2023 foi “Solos e Água: Uma Fonte de Vida” e visa incrementar a consciencialização em torno da importância do solo e da água, uma vez que representam o suporte tanto para a produção de alimentos, como para os ecossistemas e o bem-estar humano.
A boa gestão das terras e dos solos reveste-se de importância económica e social decisiva, particularmente no que diz respeito ao seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável e a segurança alimentar.