O Dia Mundial do Ambiente celebrou-se a 5 de junho e este ano, o Pelouro do Ambiente assinalou esta efeméride realizando uma série de ações de limpeza nas Estradas Nacionais 108 e 321.
O objetivo foi recolher, de forma seletiva, os resíduos que se encontram na berma das estradas, como embalagens de plástico, metal, vidro, papel, cartão e outros resíduos.
Na Estrada Nacional 321, foi recolhido lixo numa extensão de cerca de 25 Km, entre o Lameirão e Loivos do Monte e entre Campelo e Ribadouro e na Estrada Nacional 108, entre Frende e Mesquinhata, numa distância de 28 Km.
No total, as equipas da autarquia recolheram cerca de 650 Kg, com os plásticos e metais a representarem cerca de 400 Kg, o papel cerca de 15kg, o vidro cerca de 90Kg e lixo indiferenciado, como monstros domésticos, por exemplo, cerca de 140 Kg.
Fazendo uma média, atingiu-se o valor de 13 Kg de resíduos recolhidos por cada Km percorrido.
Henrique Gaspar Ribeiro, Vereador responsável pelo Pelouro do Ambiente, referiu que “procedemos a esta ação de limpeza, numa perspetiva de sensibilização à população, enquadrada na comemoração do Dia Mundial do Ambiente. Apelamos a todos os munícipes que não coloquem lixo no chão e efetuem a separação de resíduos, colocando-os nos locais correspondentes. O planeta Terra é a nossa casa e devemos ter a nossa casa sempre limpa, por respeito a nós próprios aos outros e ao meio ambiente.”
DEPOSITE O LIXO NOS LOCAIS ADEQUADOS
Poucas horas a seguir às limpezas terem sido efetuadas, foi possível identificar resíduos depositados na berma da estrada, nos locais onde decorreram as ações.
Não coloque papel ou cartão, embalagens de plástico, metal e vidro nos contentores de resíduos indiferenciados, mas sim nos 118 ecopontos existentes no concelho de Baião.
Armazene o óleo alimentar usado numa garrafa de plástico e posteriormente coloque-o nos 22 oleões distribuídos por todas as freguesias.
Separe as roupas que não necessita e ofereça-a a amigos e conhecidos a quem possa ser útil, ou coloque-a nos contentores de roupa.
Se tiver um quintal ou jardim, efetue a compostagem doméstica, utilizando as aparas dos alimentos e os resíduos verdes do jardim para a produção de um composto fertilizante que pode utilizar nas culturas e plantas.
Os plásticos quando depositados a céu aberto, por ação do vento e das escorrências da água, podem ser encaminhados para os rios e ribeiras e, por sua vez, terminar no mar, onde provocam danos nefastos aos animais aquáticos. Assim, cabe a cada um de nós respeitar e proteger o meio ambiente, começando por não depositar os resíduos no chão e efetuar a separação de resíduos que produzimos em nossas casas.
Sabia que:
Uma garrafa de plástico demora até 400 anos para se decompor, sendo que permanecem na natureza por tempo indeterminado como microplásticos;
Uma lata demora até 500 anos para se decompor;
Uma embalagem de papel demora até 6 meses para se decompor;
Uma garrafa de vidro demora até 1 milhão de anos para se decompor;
Um litro de óleo alimentar usado contamina 1 milhão de litros de água.