O Dia Nacional da Água celebra-se a 1 de outubro e marca o início de um novo ano hidrológico, por ser a época em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e o período em que começa o tempo da chuva.
Nesse sentido, a empresa Águas do Norte, escolheu Baião para assinalar esta efeméride através da colocação de bebedouros nas escolas do concelho e da entrega de garrafas reutilizáveis à comunidade escolar, numa parceria entre a empresa e a Câmara Municipal de Baião.
Esta iniciativa simbólica, que contou com a presença da vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da Águas do Norte, respetivamente Fernanda Lacerda e Filipe Araújo Silva, e de técnicos da entidade, foi realizada no Agrupamento de Escolas do Sudeste, em Santa Marinha do Zêzere, no entanto, as restantes escolas do concelho também irão ser contempladas.
O objetivo é despertar as consciências dos mais novos para o consumo de água da torneira de forma higiénica e segura, bem como reduzir a utilização de garrafas de plástico, numa perspetiva de sensibilização, promovendo a adoção de atitudes ambientalmente mais adequadas que contribuam para o desenvolvimento sustentado, para a promoção do valor da água e para a melhoria da qualidade de vida da população.
No total vão ser distribuídas 1600 garrafas e foram instalados seis bebedouros, nos agrupamentos de Vale de Ovil, Eiriz-Ancede e Sudeste de Baião, que estarão acessíveis tanto aos estudantes como ao pessoal docente e não docente.
A vereadora da Educação, Anabela Cardoso, também esteve presente e revelou que “esta iniciativa é direcionada aos alunos de Baião, com a intenção de demonstrar que a água da torneira é de qualidade e deve ser consumida.
É também uma medida que procura reduzir o consumo de garrafas de plástico, ou seja, não só protege o ambiente, como possibilita poupança às famílias, uma vez que deixa de ser necessário adquirir água engarrafada na escola.”
A autarca referiu ainda que “o município vai acompanhar o projeto, recolhendo dados para avaliar se os objetivos estão a ser cumpridos” e terminou deixando um repto aos alunos:
“Esperemos que este projeto seja uma semente para que cada um de vós se entusiasme e se envolva no trabalho de preservação do nosso planeta.”
Durante a sessão realizada no auditório do agrupamento zezerense, os alunos ouviram atentamente os esclarecimentos sobre a importância de reduzir o consumo de plástico e sobre o trabalho desenvolvido pela Águas do Norte, entre outros aspetos, tendo participado ativamente num diálogo enriquecedor com Fernanda Lacerda, vice-presidente do Conselho de Administração desta entidade, que salientou a importância da preservação dos recursos hídricos e da educação ambiental, destacando o arranque do novo ano hidrológico, que decorre de 1 de outubro a 30 de setembro.
Acrescentou ainda que o objetivo passa por sensibilizar os alunos e, através deles, chegar às famílias, promovendo a sustentabilidade ambiental.
Fernanda Lacerda terminou a sua intervenção referindo que “a água da torneira tem todos os componentes que necessitamos para o nosso bem-estar e saúde e pode ser consumida livremente, de uma forma higiénica e em segurança.”