Procurar
Close this search box.

Dia Nacional da Água

Portugal celebra hoje o Dia Nacional da Água!

É uma oportunidade para uma reflexão global sobre a importância da água e da gestão sustentável dos nossos recursos hídricos, pressionados pelas alterações climáticas.

O Município de Baião integra o “Sistema de Águas da Região do Noroeste”, do qual a empresa pública “Águas do Norte” é a entidade gestora.

Trata-se de uma Parceria Pública entre o Estado Português e oito municípios da região, cobrindo uma área de 1.654 km², o correspondente a cerca de 1,9% do território nacional e na qual, a “Águas do Norte” assumiu a responsabilidade da exploração e gestão dos sistemas em “baixa” nos municípios de Baião, Amarante, Arouca, Celorico de Basto, Cinfães, Fafe, Santo Tirso e Trofa.

Medidas adotadas pelo município para reduzir o consumo de água:

Ao nível da sensibilização da população, o Município de Baião, promove as ações previstas na campanha denominada “Vamos Fechar a Torneira à Seca”, através dos materiais cedidos pela “Águas do Norte”, pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela “Águas de Portugal”, de modo a reforçar a necessidade da redução de consumos de água através de uma utilização sustentável e parcimoniosa, o que é imperativo para o futuro de todos.

No que ao Município de Baião diz respeito, a “Águas do Norte” tem vindo a implementar um plano estratégico tendo em vista o combate ativo às perdas nas redes de distribuição de água, em resultado do qual se tem conseguido uma redução considerável no fornecimento de água em “alta”.

Foram criadas zonas de monitorização e controlo, onde se instalaram medidores de caudal, sensores e sistemas de transmissão de dados por forma a ser possível monitorizar e supervisionar remotamente os consumos de água que se verificam nas redes de distribuição, em “baixa”. Esta alteração permite averiguar, em tempo real, a informação relativa aos consumos em cada uma das respetivas redes e acionar, de forma mais célere, os meios para procurar as fugas de água e proceder à reparação das avarias que forem detetadas. Desta forma, é possível atenuar consideravelmente não só os danos nas infraestruturas de abastecimento de água, como também os desperdícios causados pelos mesmos.

A “Águas do Norte” tem também em curso uma empreitada que visa a substituição ou instalação de válvulas redutoras de pressão no Município de Baião. Salienta-se, no entanto, que esta intervenção está a ser realizada no âmbito da estratégia do plano de controlo ativo de perdas de água, com vista à estabilização das pressões e à redução da ocorrência de roturas

O Município de Baião, reduziu ainda os ciclos de rega dos espaços públicos, uma vez que normalmente eram efetuados 24 minutos de rega, divididos por 3 ciclos de 8 minutos cada, ao passo que neste período se mantém os mesmos 3 ciclos, reduzidos a 4 minutos cada um. A água utilizada não é da rede pública, mas sim de poços artesianos e minas, propriedade da autarquia.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias