Procurar
Close this search box.

Envolva-se na Estratégia Municipal de Educação Ambiental – Contribua com as suas sugestões

No Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado todos os anos a 26 de janeiro, o Município de Baião reafirma o seu compromisso na construção de um futuro mais sustentável, através da criação de uma Estratégia Municipal de Educação Ambiental.

 As Nações Unidas aprovaram, a 25 de setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que redirecionam a humanidade para o caminho de sustentabilidade do Planeta – a Agenda 2030 – sob o lema de “não deixar ninguém para trás”.

Organizados em princípios enquadradores, os chamados 5P – Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias – os ODS revelam uma visão integradora e holística das várias dimensões do desenvolvimento sustentável – económica, social e ambiental, com o objetivo de acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos e de todas, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Em Portugal, a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) destacou a necessidade de um documento abrangente que incorpore referências internacionais e nacionais, alinhado com as políticas de desenvolvimento sustentável implementadas ao longo de duas décadas.

Assente em três eixos temáticos – tornar a economia circular, descarbonizar a sociedade e valorizar o território – a Estratégia Municipal de Educação Ambiental (EMEA), é um documento essencial para o desenvolvimento ambiental e sustentável do concelho, capaz de moldar as mentalidades, inspirar à ação e promover sociedades mais resilientes e sustentáveis tendo por base a Agenda 2030 e o processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável.

Deste modo, a EMEA pretende ser uma ferramenta chave na educação para a sustentabilidade de todos os munícipes, visando uma cidadania interveniente, consciente e informada, capacitando crianças e jovens, mas também a sociedade civil, os agentes económicos e instituições promovendo ações de carácter local, com impacte global, numa perspetiva “Think global, act local”.

A estratégia está disponível para consulta pública aqui.

Se tem uma ideia de projeto ou iniciativa, partilhe connosco e faça parte deste processo. Contribua para o bem de todos.

Pode enviar os seus contributos para geral@cm-baiao.pt, até ao dia 2 de fevereiro de 2024.

Abraçar a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos.

Junte-se a nós em direção a um futuro mais verde e sustentável.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias