Procurar
Close this search box.

Escolas do concelho recebem uma vez mais bandeira verde do programa Eco-Escolas

Os três agrupamentos de escolas do concelho de Baião – Agrupamento de Escolas Vale de Ovil, Agrupamento de Escolas de Sudeste e Eiriz-Ancede, renovaram o galardão do programa “Eco-Escolas”.

Este programa, que envolve alunos do pré-escolar até ao ensino secundário, reconhece e premeia o trabalho e as boas práticas ambientais desenvolvidas nestes estabelecimentos.

As bandeiras foram recebidas em Baião neste mês de fevereiro, e já foram entregues aos Agrupamentos de Escolas que, durante o ano letivo 2019/2020, elaboraram um conjunto de práticas ambientais que permitiram contribuir para a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade.

Este ano, devido à pandemia da COVID-19, a cerimónia de entrega da Bandeira Verde foi realizada através das plataformas digitais da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), na presença dos representantes dos municípios e dos Agrupamentos de Escolas envolvidos.

“Este reconhecimento é, uma vez mais, o resultado do excelente empenho e envolvimento de toda a comunidade escolar do concelho, no que respeita à educação ambiental. É também por esta via que se educa para a importância e necessidade de respeitar os recursos naturais que são património de todos nós.”, refere o vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação, José Pinho Silva.

De referir que o Município de Baião é instituição parceira do projeto Eco-Escolas desde o ano letivo 2006/2007.

Programa Eco – Escolas

Eco–Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para receber a Bandeira Verde, a escola tem de demonstrar ter seguido a metodologia dos sete passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade e Eco-Código. Além de ter de concretizar pelo menos dois terços do seu plano de ação e de realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de, pelo menos, um dos temas do ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias