Procurar
Close this search box.

Intervenções para a ampliação e melhoramento da rede de abastecimento de água em bom ritmo e próximo da conclusão

A empresa de capitais públicos Águas do Douro e Paiva é responsável pelo fornecimento de água “em alta” à empresa Águas do Norte e tem em curso duas intervenções no concelho de Baião, que visam a ampliação da rede e o reforço dos caudais de abastecimento de água.

A ligação entre o reservatório de Amarelhe e o reservatório de Valadares, já se encontra na fase final.

Entretanto, a criação de uma nova origem de abastecimento, através da construção de uma estrutura de captação de água no rio Douro está também num estágio avançado.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, “a construção destas infraestruturas de abastecimento de água contribuirá, significativamente, para aprimorar a gestão do sistema e aumentar a quantidade de água disponível, uma vez que a cobertura da rede pública de abastecimento de água, que já abrange mais de 80% da população, será ampliada.

Estas intervenções são cruciais, uma vez que os pontos de captação existentes já não garantiam água suficiente para se poder servir mais pessoas e atender às necessidades da população”.

Paulo Pereira deixou ainda um apelo:

“Para podermos continuar a ter investimentos desta dimensão, é fundamental que quem já tem a rede de abastecimento de água à sua porta, se ligue ao sistema”.

INVESTIMENTO NO VALOR DE 3,71 MILHÕES DE EUROS

A ligação entre os reservatórios de Amarelhe e Valadares, incluiu a instalação de 5 km de condutas adutoras, assim como a construção de dois pontos de entrega para o controlo e quantificação dos caudais aduzidos ao reservatório de Valadares.

Fica também, desde já, preparada para a futura conexão à rede de distribuição existente em vários lugares na União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas e foi igualmente projetada tendo em vista uma possível expansão futura às freguesias de Viariz e Gestaçô.

Esta obra, que representa um investimento de 1,66 milhões de euros, possibilitou ainda efetuar intervenções de reabilitação no reservatório de Amarelhe, nomeadamente pinturas no exterior e interior e tem conclusão prevista para o próximo verão.

A outra intervenção em curso é a construção de uma estrutura de captação de água no rio Douro, que permitirá aumentar o fornecimento para 4 mil metros cúbicos por dia e que representa um investimento de 2 milhões e 50 mil euros (financiado em 1 milhão de euros através do Fundo de Coesão).

Esta obra, com conclusão prevista para o início do próximo ano, contempla a construção de uma estrutura de captação de água no rio Douro, a instalação de uma conduta adutora elevatória de água até ao novo reservatório de Sobreiral (na freguesia do Gôve), respetiva estação elevatória e uma segunda conduta entre este e o reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pousada.

Estes trabalhos aumentam, de forma considerável, a fiabilidade do sistema, reduzem as perdas e garantem a qualidade e quantidade de água necessária, de modo a permitir uma maior abrangência no abastecimento, contribuindo para o aumento da cobertura da rede pública de água e um fornecimento às populações com mais qualidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias