Procurar
Close this search box.

Novo ponto de água no Monte de Tuaraz reforça estruturas de apoio para o combate a incêndios

Está concluída a criação do novo ponto de água destinado ao apoio aos meios aéreos e terrestres no combate a incêndios rurais, localizado no Monte de Tuaraz, na Freguesia do Gôve, no limite com a Freguesia do Grilo.

Este investimento, no valor de 35 mil euros, permite ao concelho de Baião dispor agora de nove pontos de água estratégicos para o abastecimento em operações de combate a incêndios, juntando-se o novo equipamento aos oito já existentes:

  • Serra da Aboboreira (Senhora da Guia, Ovil);
  • Santa Cruz do Douro (Queixomil);
  • Gestaçô (Senhora da Graça);
  • Campelo (Centro Hípico);
  • Teixeiró;
  • Valadares (Ermida);
  • Loivos do Monte;
  • Teixeira (Mafómedes).

O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, sublinhou a mais-valia da nova estrutura que reforça o compromisso do Município com a “defesa da floresta, a prevenção de incêndios e a promoção do desenvolvimento sustentável no território, ao mesmo tempo que reflete a aposta na segurança da nossa população, colocando as pessoas na linha da frente da nossa ação”, frisou.

A criação deste novo ponto de água, instalado num terreno com cerca de 24.000 metros quadrados recentemente adquirido pelo Município, responde a uma necessidade identificada no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2021-2030 e no Plano Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa, este último atualmente em fase de aprovação.

A infraestrutura foi construída de acordo com as especificações técnicas definidas no Despacho n.º 5711/2014, de 30 de abril, apresentando uma dimensão de 8 metros de comprimento por 8 metros de largura e uma profundidade de 3 metros, resultando numa capacidade total de armazenamento de 192.000 litros de água.

Os pontos de água existentes no território estão instalados em locais estratégicos, inscritos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Trata-se de infraestruturas que desempenham um papel crucial na resposta de combate a incêndios rurais, garantindo maior rapidez na ação dos meios aéreos e terrestres.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias