Na sequência da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 a 22 de setembro, foi apresentado hoje, na Biblioteca Municipal António Mota, o livro “A Mobilidade no Futuro” da autoria de Luís Amaral.
Esta obra proporciona uma visão sobre as iminentes transformações na forma como as pessoas se deslocam, traçando um panorama que remonta à invenção do automóvel há mais de um século e apresentando as diversas possibilidades de evolução que irão, inevitavelmente, alterar o paradigma da mobilidade nos próximos anos.
Durante a apresentação, foram debatidos os diversos fatores que podem alterar o futuro da mobilidade, assim como as múltiplas possibilidades de evolução no que diz respeito à tecnologia, nomeadamente os veículos autónomos.
Luís Amaral é licenciado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico.
Partilhou o seu vasto conhecimento, adquirido ao longo de mais de trinta anos de experiência na gestão de projetos, especialmente no âmbito das infraestruturas e transportes.
Atualmente, desempenha funções no Metropolitano de Lisboa e colabora com o Jornal de Negócios.
A Semana Europeia da Mobilidade representa a principal iniciativa da Comissão Europeia para sensibilizar os cidadãos para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando a adoção de comportamentos que favoreçam a mobilidade ativa, o transporte público e outras alternativas de transporte limpas e inteligentes.