O Dia Mundial da Árvore foi assinalado, em Baião, de forma divertida e alegre, em contato com a Natureza, no dia 3 de abril, pelos 150 alunos do 6.º ano do ensino básico dos três agrupamentos de escolas, Sudeste, Vale de Ovil e Eiriz, com diversas atividades, integradas no âmbito do Projeto Educativo Municipal, dinamizadas pelo setor da Educação, em articulação com o setor do Desporto e do Gabinete Técnico Florestal.
A vereadora da Educação do Município, Anabela Cardoso, sublinhou a importância da celebração da data, “no nosso concelho, que tem no património natural um dos seus pilares de desenvolvimento, salientando a simbologia das ações realizadas. O contato direto das nossas crianças com a Natureza é fundamental para as sensibilizar para essa riqueza, por forma a que se envolvam na sua preservação e valorização”. A autarca frisou ainda “a articulação entre os setores da Educação e do Desporto do Município, que teve nesta ação, um bom exemplo”, apontou, agradecendo ainda a todos os envolvidos.
As iniciativas desenvolveram-se sempre ao ar livre, sendo repartidas entre as áreas de lazer fluvial de Outoreça e da Fraga do Rio, locais onde decorreram jogos radicais, como slide, paintball e arborismo, e jogos tradicionais.
A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, elementos do SEPNA – Serviços de Proteção da Natureza e do Ambiente e GNR, promoveram, com as crianças, a plantação de árvores e realizaram ações de demonstração de meios e de sensibilização. Foi ainda realizada uma caminhada pela natureza entre os locais onde decorreram as atividades.