O vereador do Ambiente da Câmara de Baião, Henrique Gaspar Ribeiro, visitou, no dia 5 de maio, os trabalhos de inventário do arvoredo urbano que estão a decorrer no concelho. Durante a visita, acompanhado por técnicos da autarquia, considerou “fundamental o levantamento em curso que nos vai permitir controlar o número de árvores, a idade, as espécies existentes e, talvez o fator mais importante, o seu estado de saúde”, explicou. Além disso, “sendo Baião, um concelho que tem no seu espaço verde uma das principais referências, um valioso património, que nos orgulha a todos, que promove a qualidade de vida dos baionenses, reforça a importância e o interesse deste trabalho”, justificou o autarca.
A realização deste inventário decorre de exigência legal e é efetivada após aprovação do regulamento municipal de gestão do arvoredo em meio urbano de Baião, aprovado em Assembleia Municipal a 25 de junho de 2022, prevendo-se que esteja concluído até 30 de junho próximo, consistindo no levantamento completo, efetuado no terreno, do arvoredo urbano existente em domínio público municipal e domínio privado do município.
INFORMAÇÃO DETALHADA SOBRE CADA ESPÉCIME
A recolha de dados produzirá informação detalhada acerca de cada espécime arbóreo, designadamente, e entre outras características, a geolocalização, espécie (nome botânico e nome comum) e variedade, dimensões (diâmetro à altura do peito e altura total), idade aproximada, descrição resumida do copado, caracterização da envolvente e estado fitossanitário.
O inventário municipal do arvoredo em meio urbano será publicado (e estará acessível em regime de dados abertos) em plataforma online, criada para o efeito no sítio eletrónico do Município de Baião onde os Cidadãos poderão colocar questões e denunciar ocorrências relativamente aos exemplares arbóreos.