Procurar
Close this search box.

Auditor da EartCheck esteve em Baião para nova avaliação no âmbito do processo de certificação como Destino Turístico Sustentável

O Município de Baião recebeu, entre os dias 16 e 18 de maio, um auditor internacional pertencente à entidade EartCheck, que anualmente se desloca aos territórios certificados, de modo a aferir a evolução do desempenho, mediante os critérios definidos por esta instituição, que é líder mundial em avaliação comparativa científica e certificação turística.

Por se tratar de um processo que implica uma melhoria contínua, os destinos que assumiram este compromisso são alvo de auditorias anuais baseadas em rigorosas normas que são reconhecidas e acreditadas pelo Conselho Global de Turismo Sustentável, que por sua vez é mandatado pelas Nações Unidas.

A auditoria avaliou uma série de indicadores ambientais, como consumos energéticos, qualidade e racionalização dos consumos de água, reciclagem de resíduos, emissões químicas e ambiência de segurança do destino, compromisso com a comunidade, entre outros.

Estes dados são posteriormente comparados com a média global de outros destinos sustentáveis e cruzados com aqueles que têm as melhores práticas a nível mundial.

Desta feita, a auditoria centrou-se em equipamentos como o Auditório Municipal, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural de Baião (MACC Baião), a Piscina Municipal Coberta, uma empresa local (farmácia) e à Biblioteca Municipal António Mota.

Para além da deslocação ao terreno, o auditor reuniu-se nos Paços do Concelho com a equipa que gere este processo, a “Green Team”, que é composta por técnicos da autarquia e entidades externas, entre elas escolas e associações.

A certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável mantém o estatuto “Prata” desde 2021. Estas auditorias anuais, verificam o cumprimento dos critérios e a sua evolução positiva, o que poderá permitir alcançar o próximo patamar da certificação, o estatuto “Ouro”.

Os resultados desta auditoria deverão ser conhecidos durante o próximo mês de junho, após validação por parte da EarthCheck, e serão determinantes para a revalidação do certificado, uma vez que este só é revalidado após a verificação da conformidade com os critérios definidos e a demostração da evolução do projeto.

ADESÃO DE BAIÃO AO CONSELHO GLOBAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL

A partir do dia 25 de fevereiro, o Município de Baião, passou a integrar o Conselho Global de Turismo Sustentável (Global SustainableTourismCouncil – GSTC).

O Conselho Global de Turismo Sustentável foi criado em 2007 pela RainforestAlliance, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Fundação das Nações Unidas (UN Foundation), a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO) e 32 parceiros da indústria do turismo, com o objetivo de promover a adoção de princípios universais de turismo sustentável.

Esta entidade gere critérios e padrões globais para viagens e turismo sustentáveis, além de fornecer acreditação internacional para organismos de certificação, num esforço mundial para desenvolver uma linguagem comum sobre sustentabilidade no turismo.

A certificação de destinos está centrada num equilíbrio entre quatro pilares fundamentais: ambiental, social, cultural e económico, numa abordagem de desenvolvimento integrado no qual todos os ativos e atores do território devem ser mobilizados para um desenvolvimento sustentável.

Esta adesão possibilita o envolvimento de Baião de uma forma mais abrangente, aumentando consequentemente a sua esfera de influência, ao permitir participar e votar nas reuniões do Conselho de Administração, emitir opiniões no que diz respeito às políticas de turismo sustentável, expressar posições sobre as políticas e práticas de sustentabilidade, participar nas reuniões e eventos do organismo que reúne os membros e partes interessadas (stakeholders) do setor para encontros e troca de ideias (networking).

Além disso, possibilita a participação em programas de formação em turismo sustentável e em grupos de trabalho e seminários exclusivos, assim como o acesso a materiais educativos e de investigação sobre temas relacionados com o desenvolvimento do turismo sustentável, práticas de sustentabilidade, certificação e normas internacionais.

SAIBA MAIS SOBRE A CERTIFICAÇÃO E DÊ A SUA OPINIÃO

O Município desenvolveu uma página de internet (https://baiaosustentavel.pt) dedicada a este processo de certificação, onde o público interessado poderá obter informação sobre recursos turísticos do concelho, visão e política adotadas no âmbito da sustentabilidade, descrição do processo de certificação, comunicação de iniciativas e eventos relacionados com as mesmas temáticas e um espaço dedicado à participação pública.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias