O Município de Baião vai-se associar à Hora do Planeta, uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund for Nature), com data marcada para o próximo dia 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30. A edição deste ano tem como tema “Restauro da Natureza”.
O Município compromete-se, durante uma hora, a desligar a iluminação exterior do edifício Paços do Concelho.
O Município de Baião vai ainda mais longe e lança um repto a todos os baionenses para que nesse dia coloquem 1 kg de resíduos seletivos nos ecopontos. Neste momento existe uma rede com 118 Ecopontos no concelho baionense.
A Hora do Planeta afirma-se como sendo o maior movimento global contra as alterações climáticas e junta milhões de pessoas em todo o mundo nesta causa, para refletir o seu compromisso com a sua casa – o Planeta Terra.
Esta iniciativa assenta em medidas de sensibilização e alerta para a população em geral e para a necessidade de adotar comportamentos sustentáveis, em prol do planeta e das gerações futuras.
A WWF incentiva toda a população a participar ativamente na iniciativa através da partilha, nas redes sociais de um vídeo exclusivo da Hora do Planeta 2022, usando as hashtags #horadoplaneta2022, #move4earth, #earthhour2022, #ligateaoplaneta, #Connect2Earth, #correpelanatureza, criando assim um “holofote virtual”.
Com a ambição de cumprir com estes objetivos, a organização faz um apelo a todos aqueles que se querem “ligar” ao Planeta: “Vamos apagar as luzes e pôr um foco no planeta”.
Importa lembrar que quanto mais resíduos forem separados, mais resíduos serão reciclados e produzidos produtos novos a partir de produtos usados. Assim, reduz-se o consumo de recursos naturais, muitas vezes não renováveis e evita-se a emissão de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o planeta mais sustentável para as gerações futuras.