Câmara de Baião substitui toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas LED

Está a decorrer a empreitada de modernização do sistema de iluminação pública de Baião, por via da colocação de 7.452 luminárias com tecnologia LED.

Este investimento permite duas grandes vantagens.

Em primeiro lugar, prevê-se uma redução do consumo de energia na ordem dos 60 por cento, o que vai reduzir as emissões de CO2 para o ambiente a partir de Baião.

Outra vantagem será uma poupança com o custo da iluminação pública, estimando-se uma redução na ordem dos 200 mil euros anuais na fatura energética.

A empreitada de substituição da iluminação pública representa um investimento de 1 milhão e 213 mil euros e deverá ficar finalizada até ao final do ano.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, explica que, num equilíbrio entre a amortização respetiva e a poupança conseguida, será equacionada, futuramente, a possibilidade do alargamento da rede de iluminação pública, bem como o alargamento do período de funcionamento da mesma.

O autarca afirmou também que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o concelho de Baião cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Baião tem realizado um investimento gradual na área de eficiência energética: em 2014 implementou medidas para tornar os Pavilhões Desportivos e a Piscina Coberta mais sustentáveis.

A autarquia executou, também, uma primeira fase de instalação de luminárias LED, com a colocação de 626 lâmpadas.

Também a EDP tem vindo progressivamente a colocar luminárias LED no concelho sendo que a rede de iluminação pública de Baião totaliza cerca de 10 mil luminárias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Notícias

ECOEVENTOS

Os serviços de Ambiente da Câmara Municipal de Baião e...

Ler mais