Câmara de Baião substitui toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas LED

Está a decorrer a empreitada de modernização do sistema de iluminação pública de Baião, por via da colocação de 7.452 luminárias com tecnologia LED.

Este investimento permite duas grandes vantagens.

Em primeiro lugar, prevê-se uma redução do consumo de energia na ordem dos 60 por cento, o que vai reduzir as emissões de CO2 para o ambiente a partir de Baião.

Outra vantagem será uma poupança com o custo da iluminação pública, estimando-se uma redução na ordem dos 200 mil euros anuais na fatura energética.

A empreitada de substituição da iluminação pública representa um investimento de 1 milhão e 213 mil euros e deverá ficar finalizada até ao final do ano.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, explica que, num equilíbrio entre a amortização respetiva e a poupança conseguida, será equacionada, futuramente, a possibilidade do alargamento da rede de iluminação pública, bem como o alargamento do período de funcionamento da mesma.

O autarca afirmou também que “o valor economizado é significativo”, mas igualmente importante é a “poupança ambiental, já que estamos empenhados em tornar o concelho de Baião cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Baião tem realizado um investimento gradual na área de eficiência energética: em 2014 implementou medidas para tornar os Pavilhões Desportivos e a Piscina Coberta mais sustentáveis.

A autarquia executou, também, uma primeira fase de instalação de luminárias LED, com a colocação de 626 lâmpadas.

Também a EDP tem vindo progressivamente a colocar luminárias LED no concelho sendo que a rede de iluminação pública de Baião totaliza cerca de 10 mil luminárias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Notícias