Dois filmes mostram a Aboboreira como nunca foi vista

O Auditório Municipal de Baião recebeu, a 22 de setembro, a apresentação de dois documentários de grande qualidade sobre a Serra da Aboboreira: “Aboboreira – A Serra Viva” e “Aboboreira em 3D”, produzidos pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT).

Estes documentários audiovisuais poderão auxiliar no objetivo de criar uma “Paisagem Regional Protegida” na referida serra, um objetivo dos autarcas da região. Estes filmes inserem-se numa estratégia mais vasta de valorização da Aboboreira, que contemplou ainda uma estratégia de promoção e divulgação deste espaço, a sensibilização para a proteção e conservação da natureza e a promoção turística e valorização de recursos endógenos.

A sessão contou com a presença dos presidentes de Câmara dos 3 concelhos que partilham a Aboboreira – Amarante, Baião e Marco de Canaveses – que se mostraram agradados, e até emocionados, com a qualidade dos filmes apresentados.

“Estes projetos ajudam, de forma concreta, à valorização do nosso território e mostram a riqueza ambiental e cultural da serra da Aboboreira”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, que preside também à AMBT.

O edil, referiu, na sua intervenção “que cada vez mais pessoas valorizam a dimensão paisagística e ambiental dos territórios”.

Na opinião do autarca, “estes vídeos poderão ajudar a que mais habitantes dos três concelhos visitem a Aboboreira, tal como turistas vindos de fora da região. Com a valorização da Aboboreira poderemos atrair mais pessoas, mostrar-lhes o território e contribuir para a criação de emprego e para a dinamização económica do território”.

Na sessão foi falada a intenção de criar uma paisagem protegida regional na Serra da Aboboreira. Para que esse objetivo pudesse ganhar forma, foi necessário realizar vários projetos de investigação de cariz científico. O objetivo de criação da paisagem protegida regional está em curso e poderá ficar concluída nos próximos meses. Essa classificação permitiria adotar medidas eficazes para a manutenção e valorização da diversidade biológica e do caráter da paisagem, bem como preservar o património natural e cultural da Aboboreira.

O documentário “Aboboreira – A Serra Viva” tem a duração de 24 minutos e narração do locutor Eduardo Rego, voz conhecida dos filmes sobre vida selvagem, e será divulgado nas redes sociais da AMBT e dos municípios no dia 24 de setembro, às 21h30.

Este filme irá ser exibido nas escolas da região, de modo a sensibilizar os jovens dos concelhos para a importância de conhecerem o património que têm nas suas terras e de o protegerem.

Documentário “Aboboreia – A Serra Viva”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Notícias