ECOEVENTOS

Os serviços de ambiente do Município de Baião e a Resinorte uniram-se para transformar o Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno e o Festival Festança em Ecoeventos.

Os participantes foram sensibilizados para que todas as embalagens produzidas durante os eventos fossem separadas e encaminhadas para reciclagem. Para o efeito foram colocados nos recintos vários ecopontos.

Para o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Gaspar, “estas iniciativas são um complemento a outras ações que estão em curso na preservação do ambiente, seguindo a estratégia do Município para um território cada vez mais sustentável ambientalmente”.

A recolha de resíduos seletivos tem sido realizada nos eventos da autarquia, contudo, nestes dois eventos foi efetuado um reforço na sensibilização de forma a tentar mudar os hábitos dos participantes, dos proprietários/funcionários dos restaurantes, dos produtores de vinhos e dos produtores dos produtos locais, que se encontravam no recinto, no sentido de efetuarem sempre a separação de resíduos.

O objetivo da autarquia é aumentar a quantidade de resíduos que têm como destino a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos que vai para aterro, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas, assim como, contribuir para a melhoria contínua do processo de Certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras Notícias