Foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal de 24 de fevereiro, a proposta da Estratégia Municipal de Educação Ambiental (EMEA) de Baião.
A EMEA de Baião foi apresentada como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável do concelho, inspirando ações locais e promovendo uma cidadania consciente e informada.
Com base na Agenda 2030 e no processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, a EMEA pretende moldar as mentalidades dos munícipes, capacitando crianças, jovens, sociedade civil, agentes económicos e instituições para promover ações de carácter local com impacto global.
A EMEA visa criar uma cidadania interveniente e resiliente, promovendo a sustentabilidade e a construção de uma sociedade justa, inclusiva e de baixo carbono. Com a perspetiva de “Think global, act local”, a estratégia reforça a importância da educação para a sustentabilidade e a participação ativa de todos os cidadãos na construção de um futuro mais sustentável e equitativo.
A implementação da EMEA em Baião destaca o compromisso do município com a preservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável, colocando a educação ambiental como uma prioridade na promoção de práticas responsáveis e na construção de um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras.