Falta um mês para o Natal, torne esta data mais sustentável e amiga do ambiente!
É na época natalícia que se gera mais resíduos em Portugal. Cada cidadão produz cerca de 1,9 kg de resíduos por dia. Dê valor ao que ainda pode valorizar.
Porque se o Natal é quando o Homem quiser, a poupança e a sustentabilidade também. Com pequenos gestos, um pouco de dedicação e criatividade, faça a diferença para um Natal mais sustentável e amigo do ambiente. Para o ajudar, deixamos algumas dicas.
1. Decorações natalícias: Menos é mais!
Faça a sua própria árvore de Natal. Crie os seus próprios enfeites. Reutilize decorações antigas. Utilize materiais que tem em casa, como garrafas de vidro, caixas de papelão, latas de metal, e elementos da natureza, como folhas secas, pinhas, conchas e ramos, para criar árvores e enfeites de natal originais e sustentáveis.
2. Nem só com papel se pode embrulhar!
Pode usar folhas de jornal, papel pardo ou papel manteiga, folhas brancas com carimbos coloridos e reutilizar frascos ou caixas, adotando uma abordagem sustentável. Para tornar a apresentação ainda mais encantadora, pode fazer uma decoração festiva com tecido, fitas e etiquetas personalizadas, tornando cada presente único e exclusivo.
3. Prendas sustentáveis: Compre Local!
O modo como produzimos e consumimos os produtos tem contribuído diretamente para o agravamento das problemáticas ambientais. Por isso, é fundamental apoiar o comércio local, pois para além de reduzirmos as deslocações e, consequentemente, as emissões de gases, ajudamos a economia local.
4. Brilhe mais, Poupe mais!
Para que a sua fatura de eletricidade não suba neste Natal, o ideal é que tenha todas as decorações de Natal com iluminação LED. Ligue apenas as decorações à noite e não as deixe ligadas durante todo o dia
O segundo grupo do projeto “Patrulha Baião”, inserido no programa...