O Mosteiro de Santo André de Ancede foi o local escolhido para um encontro que assinalou o início do ano letivo 2022-2023.
Tratou-se de uma cerimónia simbólica que contou com a presença de cerca de 270 profissionais da Educação, entre pessoal docente e não docente, que começou com uma sessão de boas vindas com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, da Vereadora responsável pelo Pelouro da Educação, Anabela Cardoso, dos três diretores dos Agrupamentos de Eiriz-Ancede, Sudeste de Baião e Vale de Ovil, José Matos, Manuela Miranda e Nuno Mota, respetivamente, bem como de Daniel Guedes, Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro e de Ana Marta Silva em representação da Assembleia Municipal.
Os convidados visitaram ainda os espaços renovados do Mosteiro, onde puderam apreciar o tríptico de Joos van Cleve, uma exposição sobre a história de Baião e uma antevisão da exposição “Grandes Mestres”, constituída por obras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais do século XX e início do século XXI.
As preocupações ambientais do Município também não foram esquecidas. A “Green Team” equipa multidisciplinar que tem como função assegurar o trabalho necessário para o cumprimento dos critérios exigidos para a certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, entregou uma garrafa reutilizável a todos os convidados.
Esta iniciativa terminou com um almoço-convívio na tenda instalada no complexo.