Procurar
Close this search box.

Realizada segunda reunião da Secção da ANMP para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Green Team, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, esteve em representação da autarquia na segunda reunião da Secção de Municípios para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, realizada no dia 27 de Janeiro, em Coimbra, cuja ordem de trabalhos teve como ponto principal a apresentação do Plano de Ação da Secção para o atual mandato autárquico.

A Secção, que integra atualmente 77 municípios, aprovou o plano de ação apresentado pela Mesa, composto por cinco eixos prioritários: Relatórios Voluntários Locais; Quadro de Financiamento de Ações ODS; Formação e Capacitação de Técnicos e Eleitos; Comunicação ODS interna e externa e LABS ODS, HUB nacional e lusofonia.

Com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável os estados-membros assumiram o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com os governos locais e regionais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como parte dos seus mecanismos de acompanhamento e revisão, a Agenda 2030 incentiva a realização de revisões regulares e inclusivas do progresso nos níveis nacional e subnacional, que são lideradas e dirigidas pelo país.

Portugal apresentou o seu primeiro Relatório Voluntário Nacional (RVN) em 2017, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. No RVN procedeu-se à identificação da legislação e das políticas, estratégias e planos existentes que contribuíam para a implementação dos ODS, considerando o quadro europeu em vigor.

Agora é chegada a vez das autoridades locais demonstrarem o seu compromisso e empenho, através da preparação de Relatórios Voluntários Locais (VLRs), um instrumento fundamental para monitorizar os avanços e sustentar a ação transformadora e inclusiva dos atores locais para o cumprimento dos ODS em geral e da sustentabilidade competitiva em particular.

O Município de Baião manifestou a sua total disponibilidade para colaborar em todos os eixos deste plano de ação, apresentando contributos e sugestões, bem como desenvolver todas as medidas em preparação. A premissa será sempre a melhoria contínua, fazendo de Baião um território de referência como destino sustentável, num equilíbrio entre o ambiente, a economia, o bem-estar das pessoas e as nossas tradições e cultura.

#VerdeeonovoDestino

#GreenisthenewDestination

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias