No âmbito do desenvolvimento do projeto piloto de reutilização de águas residuais tratadas para fins não potáveis, foi realizada uma visita técnica à ETAR de Paço de Sousa, no Municipio de Penafiel, gerida pela SIMDOURO, e que serve uma população de 65.000 habitantes dos Municípios de Lousada, Paredes e Penafiel.
A procura crescente de água e os efeitos adversos das alterações climáticas, com situações de seca prolongada, coloca a reutilização das águas residuais tratadas (ApR) para fins não potáveis, como uma origem alternativa válida, contribuindo para o uso sustentável dos recursos hídricos, na medida em que permite a manutenção de água no ambiente, minimizando os efeitos da escassez hídrica em linha com os princípios da economia circular
Neste âmbito, a Câmara Municipal, representada pelo Chefe de Divisão e Green Team, realizou visita técnica àquele equipamento e reuniu com representantes e técnicos da SIMDOURO, para dar continuidade ao projeto. Nesta reunião de trabalho, foram definidos os usos para a ApR – rega, lavagem de pavimentos, lavagem de viaturas de recolha de RSU e contentores – bem como a quantidade diária de água necessária.
Foi abordada a nova legislação que regula a matéria – Decreto-Lei n.º 11/2023, de 10 de fevereiro que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais – bem como a Recomendação n.º 3/2023 – Recomendação sobre águas para reutilização, emitida pela ERSAR sobre a utilização de água residual tratada para fins não potáveis.
Atenta a importância de promover a utilização de águas residuais tratadas, este projeto está também enquadrado na certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável e em linha com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este recurso alternativo assegura a proteção do ambiente e da saúde pública e melhora a gestão do ciclo urbano da água.
#VerdeeonovoDestino
#GreenisthenewDestination