Desde o início do ano foram limpos em Baião, por várias entidades, mais de 200 hectares de mato nas serras, nas florestas e em faixas de vegetação junto a estradas.
Estes indicadores foram divulgados durante a última reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, realizada a 4 de junho, e na qual foi aprovado o Plano Operacional Municipal para a época de fogos florestais que se avizinha.
As limpezas realizadas estão previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e visam reduzir a quantidade de combustíveis florestais do concelho.
A Câmara Municipal de Baião realizou a limpeza de 52 hectares de caminhos florestais, nas serras e de faixas de vegetação junto a estradas.
A autarquia colaborou ainda com a Brigada de sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM – TS) e com os Sapadores Florestais da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT) na realização de ações de fogo controlado e de limpeza nas Serras da Aboboreira e do Castelo de Matos.